A Base da Estrutura Matrimonial: Somos Todos Filhos

 In Clínica da Família

E ntão, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou- a numa mulher e lhe trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar- se- á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando- se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam (Gênesis 2:21-24).

Adão percebeu-se incompleto cumprindo o mandato de Deus, sua vocação e propósito de cultivar a Terra. Deus criou o homem e a partir dele formou uma ajudadora idônea, apta, adequada e capaz. Adão declara: “É osso dos meus ossos e carne da minha carne” (Gênesis 2:21). A mulher foi criada para ser uma extensão do homem, uma ampliação. O casamento é a estrutura resultante da união de duas vidas. A estrutura divina capaz de perpetuar a vida humana. Qual a base dessa estrutura matrimonial?

Deus deu ao Homem e a mulher uma estrutura a partir dele mesmo. São um em Deus, antes mesmo da ligação sexual, antes de serem um entre si, Deus uniu o homem e a mulher para cumprir propósito. A base da relação matrimonial está na relação com Deus.

Deus faz por amor, por alguém, por causa e propósito. Isso mantem todas as coisas unidas, sustenta o universo. Paulo declara que “Todos nós somos filhos de Deus por meio da fé em Cristo, não há homem ou mulher, porque todos somos um em Cristo” (Gálatas 3:28). Isso significa que procurar ordenar a relação homem e mulher sem a base da relação com Deus como filhos, por meio da relação de fé com Cristo é construir sobre areia, é perpetuar relações caídas, traumáticas, dor, culpa e vergonha.

A relação homem e mulher funciona a partir dessa unidade relacional com Deus. A essência da estrutura matrimonial é sacerdotal. Se queremos que nossas relações conjugais funcionem precisamos ordenar a base da nossa relação com Deus.

Para que o coração do homem e da mulher se convertam um ao outro, é preciso primeiro que ambos se convertam a Deus. Em Deus homens e mulheres se encontram. Em Deus antes mesmo de sermos homem e mulher uma só carne, somos filhos. Em Deus nos encontramos, famílias se encontram, gerações se encontram e a terra deixa de ser ferida com maldição (Lucas 1:17). Isso é restaurar a estrutura original tridimensional a partir da qual Deus pensa vida em comunidade. A relação com Deus, relação familiar e relação territorial. Estamos diante de uma das bases da restauração de todas as coisas.

  • Anderson Bomfim
    Anderson Bomfim Pastor

    Anderson Bomfim natural do Estado de São Paulo, casado com Andréa Bomfim, pais da Giovanna, Olívia e Pietra Bomfim, residentes colaboradores de um presbitério local na cidade de Curitiba-PR. Fundadores da Missão Mobilização e Co-fundadores do CEIFAR-MG (Centro integrado de Formação e aperfeiçoamento para a Restauração). Desde 1999 tem procurado servir mobilizando e aperfeiçoando através de escolas modulares, conferencias e discipulado, cooperando junto com outras expressões ministeriais sobre a palavra de serem um, atuando em várias localidades com o mesmo propósito de Reino

Contate-nos

Não estamos por perto no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e vamos retornar o mais breve possível .

Not readable? Change text.