Uma Nova Perspectiva para o Dia da Retrospectiva

 Em Artigos, Mensagens

N essa época ouvimos muito sobre retrospectiva. Por um momento olhamos para trás e analisamos os fatos, acontecimentos, nossas realizações. A questão é que essa retrospecção pode ser frustrante ou encorajadora. Tudo vai depender do seu critério de avaliação. As coisas podem não ter acontecido como esperávamos, podemos não ter correspondido as nossas próprias expectativas, não ter realizado tudo que planejamos, isso pode ser frustrante. Porém, a retrospectiva é como uma exposição de arte, onde o que se avalia não são apenas as suas obras, mas sua evolução como artista. Quero aqui compartilhar um dos valores mais importantes da nossa missão. Um princípio que até hoje poucos entenderam.

Para muitos, não somos pessoas de realizações, para nós, mais importante do que a obra é a evolução do artista. É mais fácil, mais superficial e politicamente correto procurar por algo para fazer, do que procurar saber o que dentro de mim precisa ser feito.

O que de fato aconteceu dentro nós, o que sentimos, pensamos, tudo isso desencadeou ações. O fato é que a verdade está dentro. Por isso, quero te encorajar a trocar seu critério de avaliação. Não avalie seu ano apenas pelo quanto realizou, mas pelo quanto tudo que vivenciou te permitiu evoluir. Ao invés de questionar o quanto você fez, avalie o quanto você evoluiu. Evoluir é crescer em todos os sentidos, é passar por uma série contínua e progressiva de transformações. Evoluir é progredir, avançar, modificar-se. Todo ser vivo experimenta algum nível de alteração progressiva em direção a um estado final. Evoluir é nunca parar de se mover, mesmo que não tão rápido, que seja constante. Lembre-se que evolução é superação.

Não se sinta frustrado por achar que não viveu um grande ano. A evolução consiste em modificações as vezes nem percebidas porque são silenciosas, interiores, lentas, mas nos mantém na direção e propósito. Evolução pessoal é aperfeiçoamento gradual e progressivo. Pequenas mudanças podem nos manter no caminho da grandeza interior.

Evoluir é conhecer e prosseguir conhecendo. Atualizar suas ideias e convicções. Evoluir é desdobrar-se, se abrir, se deixar ser lido como um pergaminho sagrado. Evoluir é experimentar troca. Não tente salvar o que está condenado, abrace o que permanece inabalável. Hoje pode ser um dia de encontrar um novo ânimo. Que tipo de gente estamos nos tornando? Evoluímos? Aprendemos algo? Crescemos? A grande frustração para mim seria olhar para traz e perceber que perdi muitas oportunidades de ser uma pessoa melhor. Triste seria concluir que estou parado no tempo, por isso, retrocedendo lentamente, recuando quando se devia avançar, permitindo-se ser refém da insegurança, do medo e do orgulho. Porque o crescimento se dá pelo aprendizado, e aprender requer ter caráter ensinável, humildade para ver em todas as dificuldades uma oportunidade de encontrar uma nova perspectiva.

Tenho consciência de que não acertamos sempre, porém, podemos aprender com tudo. Por isso, seguimos procurando evoluir em todas as esferas da vida, tornando-se um tipo de gente que responda as exigências dos últimos dias. Prosseguimos como homens de rostos desvendados. Transformados de glória em glória, continua e progressivamente. Iluminados ao ponto de ver-se diante de um espelho todos os dias (2 Coríntios 3:18).

O maior patrimônio do Reino de Deus são as pessoas. Edifício de Deus somos nós. Casa viva. Ver pessoas evoluindo, tornando-se pais melhores, maridos amáveis, jovens responsáveis, líderes ministros governantes, pessoas sacerdotais, amando a Deus de todo coração alma e força. Ver as pessoas evoluindo, vivendo melhor, com novas perspectivas, rompendo com os limites do senso comum é o que realmente representa nossa missão. Infelizmente muito preferem fazer coisas novas e continuarem interiormente os mesmos de sempre. Nós permanecemos acreditando no comissionamento para fazer discípulos, formar homens vencedores para os últimos dias.

  • Anderson Bomfim
    Anderson Bomfim Pastor

    Anderson Bomfim natural do Estado de São Paulo, casado com Andréa Bomfim, pais da Giovanna, Olívia e Pietra Bomfim, residentes colaboradores de um presbitério local na cidade de Curitiba-PR. Fundadores da Missão Mobilização e Co-fundadores do CEIFAR-MG (Centro integrado de Formação e aperfeiçoamento para a Restauração). Desde 1999 tem procurado servir mobilizando e aperfeiçoando através de escolas modulares, conferencias e discipulado, cooperando junto com outras expressões ministeriais sobre a palavra de serem um, atuando em várias localidades com o mesmo propósito de Reino

Contate-nos

Não estamos por perto no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e vamos retornar o mais breve possível .

Not readable? Change text.