Seguindo as Pisadas da Fé

A fé é fundamento, o ato de colocar sob render-se, submeter tudo a Ele. Aquietar e ver. Permitir que Ele seja acima de todas as coisas, que Ele governe sobre todas as áreas. A fé ordena e posiciona. Fé sabe o que buscar em primeiro lugar, antes de tudo. Confia que a partir dessa fidelidade tudo é acrescentado ( Mateus 6:33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. ).

A fé traz uma justiça, estabelece um padrão. Abraão creu e foi declarado justo ( Gênesis 15:6 Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça ). Abraão Creu ainda incircunciso e estabeleceu o padrão da justiça pela fé. O padrão não está na marca exterior, mas na fé que havia dentro dele. A circuncisão se tornou um selo dessa justiça que vem pela fé ( Romanos 4:11 Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que crêem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles. ). Pela fé Abraão, carregando dentro de si a semente de uma descendência, recebeu promessa de ser herdeiro do mundo. ( Romanos 4:14 Pois, se os que vivem pela Lei são herdeiros, a fé não tem valor, e a promessa é inútil. ). Abraão se tornou pai de todos porque andava nas pisadas dessa fé interior e não das marcas que tinha no seu corpo.

João narra sobre Judeus que estavam crendo em Yeshua, mas sua palavra não encontrou lugar dentro deles. Criam, mas não trouxeram a justiça da fé. Declararam “Abraão é nosso Pai”. Yeshua responde: “Se fossem filhos de Abraão fariam as obras de Abraão”. Estavam reivindicando uma justiça baseada no padrão de Abraão, mas não tinham a fé de Abraão para crer, logo entraram em ilegitimidade, não eram verdadeiros filhos de Abraão, não creram na salvação para serem filhos de Deus, eram filhos de uma tradição de justiça, logo filhos de uma mentira, sem verdade interior, conhecimento de Deus, liberdade, foram chamados filhos do diabo ( João 8:31-44 Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. Eles lhe responderam: Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres? Jesus respondeu: Digo a vocês a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.Eu sei que vocês são descendentes de Abraão. Contudo, estão procurando matar-me, porque em vocês não há lugar para a minha palavra. Eu estou dizendo o que vi na presença do Pai, e vocês fazem o que ouviram do pai de vocês. Abraão é o nosso pai, responderam eles. Mas vocês estão procurando matar-me, sendo que eu falei a vocês a verdade que ouvi de Deus; Abraão não agiu assim.Disse Jesus: Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que Abraão fez. Vocês estão fazendo as obras do pai de vocês.Protestaram eles: Nós não somos filhos ilegítimos. O único Pai que temos é Deus.Disse-lhes Jesus: Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo.Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.
). Muitos procuram por padrões externos de fé, mas a justiça da fé acontece dentro. Precede hábitos e comportamentos. Essa é a justiça da fé. A partir desse princípio veremos o fruto da justiça que vem pela fé.

Essa é a ordem que Deus estabeleceu. Sua justiça é seu padrão. Precisamos confiar nele para cumprir essa ordem, manifestar essa justiça. Estabeleceu um mandato ao homem: Ser fértil, multiplicar, encher, sujeitar e dominar ( Gênesis 1:28 Deus os abençoou e lhes disse: Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra. ). Confiar é colocar sob. Submetemos tudo a Ele e Ele nos faz dominar sobre tudo. A insubmissão do homem trouxe injustiça, iniquidade, desordem, vazio, obscuridade e caos. Tendo conhecimento de Deus não confiou mais em Deus, se tornou senhor de seus próprios caminhos e pensamentos. A insubmissão é incredulidade, e incredulidade é pecado. Não há unidade de missão sem submissão. A confiança submete.

A fé traz missão, estabelece alvo, traz consciência de propósito, tempo e modo de operação. Precisamos seguir as pegadas dessa fé.

Cristo restabeleceu o padrão, confiando e submetendo tudo continuamente ao Pai. Cristo se manifestou para trazer justiça. Reconciliar céus, terra e todas as coisas por meio da cruz ( Colossenses 1:13 Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado. ). Respondeu a exigência da quebra da lei. Pagou o preço de resgate. Destruiu o poder da morte pela doação da vida sem pecado. Recriou o novo homem como ministro dessa reconciliação ( 2 Coríntios 5:18 Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação. ). Concedeu direito de filiação e herança ( João 1:12 Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. ). Aquele que crer será chamado justo não apenas, por crer nessa tão grande salvação, mas também por crer nessa promessa de ser herdeiro do mundo.

  • Anderson Bomfim
    Anderson Bomfim Pastor

    Anderson Bomfim natural do Estado de São Paulo, casado com Andréa Bomfim, pais da Giovanna, Olívia e Pietra Bomfim, residentes colaboradores de um presbitério local na cidade de Curitiba-PR. Fundadores da Missão Mobilização e Co-fundadores do CEIFAR-MG (Centro integrado de Formação e aperfeiçoamento para a Restauração). Desde 1999 tem procurado servir mobilizando e aperfeiçoando através de escolas modulares, conferencias e discipulado, cooperando junto com outras expressões ministeriais sobre a palavra de serem um, atuando em várias localidades com o mesmo propósito de Reino

Contate-nos

Não estamos por perto no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e vamos retornar o mais breve possível .

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt
0