O caminho até Pentecostes

A igreja é a mais importante instituição da terra, ela foi comissionada pelo soberano Senhor para ser sua representante na história. A ela foi dada a autoridade para revelar os tesouros do reino espiritual que nos sustentam nesta realidade terrena. Alguns dias atrás em um dos sermões pregados em nossa Igreja local um dos nossos Pastores (Marcelo Souza) disse que a plantação de uma igreja começa com a pregação do evangelho. A igreja é uma testemunha do reino de Deus aqui na terra, a igreja é a esfera de domínio de Deus sobre a terra. “Enquanto Cristo permanecer edificando a sua igreja, sempre haverá esperança sobre a humanidade”. E ele permanecerá fazendo esse trabalho até a consumação de todas as coisas. Então não desista da Igreja, a noiva de Cristo.

Estamos caminhando para Pentecostes! Vejo esse momento dentro do calendário litúrgico cristão muito conectado a todas as mudanças que temos vivido como Igreja. Estamos constantemente falando sobre um tempo de reinauguração espiritual sobre nós. Olhar para o nascimento da Igreja em Mt:16, com a revelação confiada a Pedro “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” e a oficialização da Igreja universal em At:2 me enche de esperança.

A força ou a fraqueza da igreja sempre será o que determinará o seu sucesso ou fracasso como testemunho de Cristo sobre a humanidade. Mt:5;13-14, Jesus está nos chamando a ser sal e luz, uma cidade sobre o monte, ser sal e luz e caminhar com entendimento correto sobre o valor da igreja, a sua natureza e a sua missão. Uma igreja sadia tem como atribuição proporcionar crescimento de todos os membros, os tornando crentes maduros e prontos para discipular outros ampliando mutuamente o potencial espiritual de ambos.

Uma igreja forte não é uma igreja numerosa, mas sim uma igreja onde seus membros reconhecem o eterno propósito de Deus, já uma igreja fraca é um lugar onde seus membros tendem a perambular confusos em eternas peregrinações espirituais. Tudo aquilo que é físico, visível, criado por Deus, e controlado por algo invisível que é o próprio Deus. A única maneira efetiva de consertar o que pensamos estar errado na igreja de Jesus e certificarmos que o reino invisível está operando adequadamente em toda esfera física e tudo entrará em ordem em breve.

No texto de 2Cr: 15;1-6 vamos observar a fala do profeta Azarias exortando o rei Asa, rei de Judá a continuar as reformar que ele havia começado. Azarias lembra o rei da triste situação que o povo estava. Podemos observar três fatos indiscutíveis nesse texto. O primeiro é Deus está conosco enquanto estamos com ele (Tg:4;8 – Achegai-vos a Deus e ele se achegará a vós), segundo ponto é que Deus deixa ser achado por aqueles que o buscam ( Jr:29;13 – Vós me buscareis e me encontrareis, quando me buscardes de todo coração) Se o meu povo, que se chama pelo meu nome se humilhar, orar e buscar a minha presença e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra – 2Cr:7;14. O último ponto quem abandona Deus será abandonado por ele “Israel estava muito tempo sem o verdadeiro Deus,” sem o verdadeiro Deus somos privados da verdadeira paz e consequentemente privados de ser igreja. Tempos de angústia podem sim ser enviados por Deus com o simples objetivo de revelar a idolatria do nosso coração e nos levar a buscar ao Senhor da igreja, Jesus Cristo. Deus pode impor uma angústia na sua vida para te levar ao arrependimento. Como igreja universal nos faltam três elementos chaves para trilharmos o caminho de uma genuína espiritualidade e vida da igreja como sempre lemos no livro de Atos dos Apóstolos. Nos falta conhecimento verdadeiro, ensino bíblico e também nos falta aplicação correta de todos os ensinamentos que temos recebido.

A solução de Deus

Ef:6;12 – “A nossa luta não é contra carne ou sangue (…), contra forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” Paulo nos da uma clara indicação do que é a realidade, um reino ainda invisível, mas que exerce domínio sobre o visível. Esse é o motivo central da existência da Igreja. Em outras palavras, a igreja é a resposta da oração de Jesus em Mt:6;10 “Faça a sua vontade assim na terra como nos céus”.  A igreja é promessa de Jesus!

O momento de crise e medo diante da pandemia que estamos vivendo tem Deus como seu autor, mas o fato dele ser o autor de todas as coisas criadas, não o torna executor do mal. Não existe maldade, perversidade ações justiceiras no caráter de Deus. Ele não é o autor do pecado e de todas as mazelas causadas pelo pecado. O que vivemos hoje é fruto do pecado atuante sobre a humanidade, e a angústia que muitos tem sentido vem de Deus, esse sentimento é um convite a você a buscar ao Senhor e ser o testemunho de Cristo na terra, ser igreja.

Contate-nos

Não estamos por perto no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e vamos retornar o mais breve possível .

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt