A Obra do Espírito Santo – Parte 2

O Início da Vida Cristã

Jesus sempre ensinou que a atividade do Espírito Santo é algo essencial na conversão, ela é o início da caminhada e vida cristã. A conversão é o início da caminhada, e também a nossa perspectiva diante das mudanças em nossa vida. Sempre ouvimos alguém falando, “você viu, fulano agora é crente não bebe, não fuma mais”.

Infelizmente as pessoas associam uma vida de conversão a uma vida chata e sem sentido. Porém, uma vida convertida é uma vida que entende a regeneração, que nada mais é, que a perspectiva de Deus sobre nós. Você já se perguntou qual é a perspectiva de Deus sobre você? Somente pessoas convertidas podem ter a revelação da regeneração, e o elemento que nos leva a essa clareza é a obra do Espírito Santo.

  1. Conversão é a volta do indivíduo para Deus”.  Só podemos voltar para Deus por dois elementos:1 – Arrependimento = abandonar o pecado
    2 – Fé = Aceitar a obra e as promessas de JesusSe tornar convicto do pecado sempre será um pré-requisito para o arrependimento. – Jo:16;8-11 (sem essa obra do Espírito Santo não poderá haver conversão).

“Regeneração é a transformação miraculosa do individuo e a instalação da energia espiritual” – Millard J. Erickson

O que é nascido da carne, é carne e o que é nascido do Espírito, é Espírito. (Jo:3;5-6)

(A carne e o esforço humano não são capazes de efetuar uma transformação. A regeneração jamais será compreendida pelo intelecto humano.)

O vento sopra onde quer, ouve-se a sua voz, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai, assim é tudo o que é nascido do Espírito Santo” (vs 8) – Jesus está comparando a obra do Espírito ao vento.

A nossa carne e o nosso esforço humano, nunca serão capazes de efetuar transformação na nossa vida, a regeneração jamais será compreendida somente pelo intelecto humano. Podemos passar toda a nossa vida em um ambiente intelectual, mas nunca sermos tocados pelas verdades desse ambiente e muito menos ter a nossa vida mudada simplesmente pelo fato, de viver nesse ambiente. “Fomos concebidos em pecado e nascemos com a natureza inclinada ao pecado e nada que façamos poderá mudar isso, somente o Espírito Santo é capaz de mudar as intenções e inclinações do nosso coração egoísta.”

O Início da Vida Cristã e a Atuação do Espírito Santo em nós

Nenhum homem em pecado poderá ser guiado pelo Espírito Santo, por isso o início da caminhada cristã sempre se dá com a conversão, que nos abre a porta da regeneração. Estas são as duas primeiras atuações da obra do Espírito Santo em nós.

A terceira atuação da obra do Espírito Santo que podemos destacar, é o acolhimento familiar e o pertencimento a família de Deus.  “Fomos batizados por um só Espírito para ser seu corpo” (1Co:12;13). Ninguém poderá nos arrancar desse lugar de pertencimento e verdades, o Espírito Santo nos testifica sobre isso Todos que creem em Jesus recebem o Espírito Santo e isso os torna membros, parte da família de Deus. 

“Sem o Espírito Santo nos trazendo essas verdades seremos eternamente visitantes em um local onde deveríamos nos posicionar como herdeiros”.

A quinta atuação da obra do Espírito Santo, é a edificação mútua por meio dos dons do Espírito Santo. Quando você se sente parte, você se doa, se entrega e se esforça para construir junto. “A manifestação do Espírito é dada a cada um para o benefício COMUM, mas o Espírito realiza todas as coisas, distribuindo INDIVIDUALMENTE conforme deseja. Nossos dons nunca deverão ser exercidos para a glória pessoal, mas sim para edificação e crescimento do corpo de Cristo.  “Toda obra do Espírito começa no indivíduo e deve refletir sobre o coletivo, o reflexo da obra do Espírito o levará a testemunhar e tornar público tudo aquilo que você tem recebido da parte do senhor na sua vida intima com ele” – (1Co: 12;7-11)

Recebereis poder para ser minhas testemunhas” (At 1.8). Ser uma testemunha de Jesus é o último aspecto da obra do Espírito Santo que eu gostaria de destacar com vocês. Só podemos ter um testemunho eficaz do evangelho quando experimentamos a manifestação de poder do Espírito Santo.

Ser testemunha da obra de Deus e empoderado pelo Espírito Santo, é sairmos do campo das nossas especulações doutrinarias e do “meu” ponto de vista, para então, nos tornarmos um executor das verdades de Deus. Assim, saímos do campo das conjecturas para atuação convicta e respaldada pelo poder de Deus, vindo pelo Espírito Santo confiado a nós. Sem o poder do Espírito Santo, você e nem a igreja viverá o cumprimento da grande comissão, e não teremos um testemunho poderoso de Jesus na terra.

Nós precisamos do Espírito Santo!

Contate-nos

Não estamos por perto no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e vamos retornar o mais breve possível .

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt