Deus se arrepende?

Na sua jornada cristã, quem toma a iniciativa, você ou Deus? Se por acaso você não corresponder ou não agir, será que Deus ficará com mãos e pés amarrados, impedido de fazer alguma coisa?

Precisamos admitir uma coisa, as três Pessoas da trindade serão distintas em eterna comunhão. O Pai origina tudo, o Filho expressa e revela, o Espírito Santo executa.

Existe uma natureza inegociável de santidade e justiça que se opõem fortemente contra a iniquidade. Isso revela a necessidade de um castigo e juízo para o perverso; e temos por um outro lado a misericórdia e a compaixão, que não desejam que ninguém pereça, mas que todos sejam salvos.

Os decretos de Deus revelam Seu propósito! Deus tem um propósito que sempre se cumpre por meio de Seus decretos. A mente humana pensa em ciclos sucessivos de acordo com as ocasiões vividas, porém, a mente de Deus  não precisa avançar passo a para ser desenvolvida ou ampliada.

“diz o Senhor que faz essas coisas, conhecidas desde a antiguidade” (At 15, 8)

Gosto de pensar que os decretos de Deus são seus sinais, conselhos e revelação de sua soberania e sabedoria, afirmando à criação que Ele não está sob nenhum domínio, mas sempre age de acordo com a Sua autoridade como Deus.

Algumas semanas atrás, falamos sobre o atributo da imutabilidade de Deus em sua essência e seu propósito. Mas será que Deus não pode mudar de ideia ou se arrepender de algo? Será que a Bíblia não narra nenhuma situação onde Deus mudou de ideia?

“Moisés com a sua oração evita a destruição do povo de Israel” (Êx 32, 9-14)

“O acréscimo de quinze anos de vida a Ezequias” (Is 38, 1-6)

“O arrependimento de Deus por ter feito o homem na terra”. (Gn 6, 6)

Será que Deus realmente não mudou de ideia, não se arrependeu? O propósito de Deus não mudou nesses casos, nossa mente pensa em ciclos e situações, mas a mente de Deus enxerga a história em um todo. Por isso afirmamos que os decretos de Deus, a sua forma de agir diante das situações revelam o seu propósito.

 

É CLARO QUE DEUS NÃO MUDA, E NEM SE ARREPENDE.

Todas as vezes que as Escrituras falam que Deus se arrependeu, a situação está relacionada a necessidade que Ele tem de julgar a humanidade por causa do pecado. Nunca se trata de um desvio de propósito ou do seu plano como Deus. Ele nunca muda de ideia em relação ao seu objetivo.

No caso de Moisés e Ezequias, Deus disse que enviaria juízo caso a situação permanecesse a mesma, mas a situação mudou porque alguém começou a orar com um coração sincero. No caso de arrependimento com a criação, entendemos essa expressão como descontentamento diante da pecaminosidade do homem. Será que não produzimos esse mesmo sentimento de descontentamento em Deus?

Diante das situações existentes na vida, Deus agirá de modo diverso e com intervenções diferentes. Isso não altera quem Ele é. Deus não muda seus decretos, isso O faz ser a origem de todas as coisas de nossas vidas, sejam elas boas ou ruins. Cremos que tudo que temos vivido diariamente tem Deus como origem?  Deus é o ordenador e controlador de tudo e todos, até mesmo do pecado que cometemos diariamente. Ele é ordenador e não o autor. Deus não é o autor do mal, mas ordena sobre o mal. Deus é autor do bem! O pecado jamais poderá proceder de um Deus Santo.

Quando falamos sobre Deus mudar de ideia, precisamos entender que o verdadeiro sentido da intercessão é suplicar em harmonia com aquilo que a própria natureza divina mais anseia ouvir, e Deus é o primeiro a se regozijar quando  “A misericórdia triunfa sobre o juízo”  (Tg 2, 13).

Contate-nos

Não estamos por perto no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e vamos retornar o mais breve possível .

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt