O Ministério do Espírito e a Edificação da Igreja

Conversamos anteriormente sobre os eventos que marcaram o surgimento da expressão da Igreja sobre a terra.

Em Mt 16 vimos que Cristo é o fundamento da Igreja que dá  origem e sustenta a sua Igreja. Assim como Adão, deu de si mesmo a estrutura para a formação de sua esposa.

Vimos também que Pedro ,Tiago e João viram na transfiguração o esplendor da Glória do Messias, a Palavra encarnada, e foram testemunhas de que nele convergia a Lei e os Profetas.

Em seguida falamos sobre a sua coroação conforme descrito em Fp 2 e Sl 24 e 29, pois é a partir do Cristo coroado que a Igreja é uma testemunha da Sabedoria de Deus em seu propósito Eterno, manifestada a todos os principados e potestades. (Ef 3.1-13).

Com a descida do Espírito em cumprimento as profecias de Joel e tantas outras. A partir deste momento, a Igreja de Cristo, formada por uma nova humanidade, se tornou a agente legitima da grande comissão, que como vimos abrange o grande mandamento, o mandato evangelístico e o mandato cultural.

Hoje falaremos sobre a importância da nossa compreensão sobre O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO E A EDIFICAÇÃO DA IGREJA.

O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO E O RESTABELECIMENTO DA ORDEM DO CULTO PÚBLICO

(…) os negócios do homem não podem prosperar onde o culto de Deus é negligenciado. – Stephen McDowell.

A liturgia do culto tem se tornada antropocêntrica e tecnológica. A ênfase da mensagem já não está mais no Evangelho de Cristo que afeta a vida do homem, mas no homem que deseja condicionar a mensagem do evangelho a sua maneira de pensar.

A dinâmica do culto já não está mais em torno da pessoa de Cristo e da simplicidade de uma adoração profunda (Jo 4), mas nos elementos tecnológicos que atraem nossos olhos e  despertam em nós sensações físicas e psíquicas. A distração e o entretenimento limitaram nossa capacidade de retenção e compreensão sobre o que vemos e ouvimos.

Em um ambiente sustentado por um espírito religioso, as pessoas buscam aquilo que lhe é necessário em termos físicos e materiais. Todos buscam algo de Deus, mas mesmo alcançando suas porções diárias, estão impossibilitados de experimentarem a liberdade em Cristo.

Este é um de ambiente de dependência alienante e escravizante, onde sempre se precisa de alguém que nos coloque no lugar onde algo em nosso favor possa acontecer, ou seja, para que sejamos vistos e supridos em nossas necessidades.

Atos 3 narra o milagre de um paralítico de nascença a porta chamada Formosa. Esta porta construída no templo de Herodes dava acesso ao átrio principal, ao pátio das mulheres e gentios, e o lugar onde estava o gazofilácio. Por isso era comum pessoas necessitadas permanecerem junto a ela para ganharem esmolas.

Através da cura do paralítico, a estrutura de controle das autoridades religiosas foi exposta na medida em que este homem livremente celebrava a Deus.

Entretanto, aconteceu que, entrando a Arca do SENHOR na Cidade de Davi, a filha de Saul, Milcal, contemplava tudo de uma janela. E, ao observar o rei Davi dançando e celebrando diante do SENHOR, ela sentiu por ele um profundo desprezo. Eles trouxeram a Arca do SENHOR e a depositaram na tenda que Davi lhe havia preparado; e Davi ofereceu a Yahweh, holocaustos, que são os sacrifícios queimados, e ofertas de paz e comunhão. Assim que Davi terminou de oferecer os holocaustos e sacrifícios de paz e comunhão, abençoou o povo em o Nome de Yahweh, SENHOR dos Exércitos. Em seguida distribuiu a todo o povo e à multidão toda que se reunia em Israel, homens e mulheres, a cada pessoa: um pedaço de pão, naco de carne, pouco de vinho e um bolo de uvas passas. Em seguida, despediu-se do povo, e cada um foi para sua casa. Então Davi retornou para sua casa a fim de abençoar também a sua família, mas Mical, filha de Saul saiu ao seu encontro e lhe censurou exclamando: “Que bela atitude teve o grande homem de Israel neste dia! O rei de Israel mais parecia em desavergonhado, tirando o manto real e ficando apenas com a túnica de linho em frente das escravas de seus servos, como um homem vulgar!” Contudo, Davi ponderou e respondeu a Mical: “Foi na presença do SENHOR que eu dancei. Foi de júbilo e louvor que celebrei a Yahweh, que me escolheu em lugar de seu pai ou de qualquer outro de seus descendentes, quando me instituiu monarca sobre o povo de Yahweh, sobre todo o Israel. Ora, diante do SENHOR continuarei a celebrar e me alegrar! E muito mais ainda exporei as minhas fragilidades, e me humilharei aos meus próprios olhos. No entanto, serei honrado por todas essas servas de quem tu falas!” E até o dia da sua morte, Mical, filha de Saul, nunca gerou um único filho. – 2Sm 6.14-23

A beleza dos ritos em uma da liturgia de culto sem vida foi, afetada pela adoração de alguém que foi tocado pela graça divina.

Por isso, as autoridades religiosas se levantaram contra Pedro e João e os indagaram sobre não terem legitimidade para agirem daquela forma, e se levantaram para persuadi-los de que não continuassem a falar em nome de Cristo.

Agora, pois, ó Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para proclamarem a tua Palavra com toda a intrepidez. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do Nome do teu Santo Servo Jesus!” E assim que terminaram de orar, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram plenos do Espírito Santo e, com toda a coragem saíram anunciando a Palavra de Deus. – At 4.29-31

Por estarem cheios do Espírito, os apóstolos não lutaram para preservar sua vida ou para  terem o reconhecimento das autoridades religiosas, mas oraram para que tivessem ainda mais ousadia para proclamarem o evangelho.

Através da cura do paralítico, a estrutura de controle das autoridades religiosas foi exposta na medida em que este homem livremente celebrava a Deus.

O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO E A RESTAURAÇÃO DA ORDEM DO SERVIÇO DE JUSTIÇA NA CIDADE

Como falamos anteriormente, a dinâmica da vida da igreja começou a afetar a dinâmica socioeconômica da cidade. Neste momento a Bíblia cita Barnabé (Barnabé = “filho do descanso ou de Nabas = de profecia)” em contraste com Ananias (aquele a quem Deus tem favorecido) e Safira (uma pedra preciosa).  O ídolo no coração de Ananias e Safira trouxe condenação a eles (Ez 14.1-8).

A atuação do Espírito Santo começou a mobilizar pessoas que se deslocavam até Jerusalém por causa do poder de Deus que se manifestava através dos apóstolos, e com isto, as autoridades políticas e religiosas se sentiram ameaçadas. Enquanto na esfera religiosa eles foram persuadidos, na esfera política foram açoitados.

Por causa do aumento da demanda por causa do crescimento da Igreja, homens cheios do Espírito foram apontados para administrar os recursos e servir as pessoas necessitadas.  Homens que não eram apenas administradores, mas cheios da sabedoria, de graça, poder e fé.

Estes homens cheios do Espírito não estavam apenas promovendo justiça social, mas se tornaram instrumentos de justiça conforme (Is 58), por isso se tornaram uma ameaça a um grupo ideológico de judeus que estavam livres do domínio político de Roma, mas que ainda mantinham relações de interesse comum com Roma.

Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por mãos humanas. Como revela o profeta: ‘O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. Que espécie de casa podereis me construir, diz o Senhor, ou ainda, onde seria o lugar do meu repouso? Ora, não foram as minhas mãos que criaram todas estas coisas?’. Homens duros de entendimento e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo. Da mesma forma como agiram vossos pais, assim vós fazeis também. Que profeta vossos antepassados não perseguiram? Assassinaram até mesmo os que anteriormente anunciaram a chegada do Justo, do qual agora vos tornastes traidores e homicidas. Vós, que recebestes a Lei por ministração de anjos, porém não a obedecestes!” – At 7.48-53

Nas próximas semanas continuaremos abordando esta dinâmica do Espírito Santo no início da Igreja Primitiva.

Contate-nos

Não estamos por perto no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e vamos retornar o mais breve possível .

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt