Em nossa terceira reflexão sobre a Obra do Espírito, gostaria de abordar quatro atuações do Espírito na vida do cristão – Poder, Purificação Revelação e Unidade.
O Sl:104;30 nos fala que o Espírito Santo é quem dá vida a todos os seres viventes, (Wayne grudem chama essa vida de “vida as criaturas animadas na terra, no céu e no mar”). Se Deus em algum momento retirasse o seu Espírito o seu sopro sobre do nosso meio toda carne morreria e o homem voltaria ao pó – Jó:34;14-15.
Por isso, entendemos que o papel do Espírito Santo é nos dar e testificar a vida eterna, e nos sustentar em fé e esperança na vida humana que vivemos. O mesmo Espírito que deu a vida a Jesus, e que proporcionando Maria uma gestação sobrenatural (Mt:1;18 / Lc:1;35) será o mesmo Espírito que completará a obra em nós. Nos concederá uma vida ressurreta do corpo mortal, a ressurreição para os que morreram, e a glorificação do corpo para os que estiverem vivos, na ocasião da segunda vinda. É o Espírito Santo que nos concede “poder, purificação, revelação e unidade”
Poder para o Serviço
Sem sombra de dúvidas, o Espírito Santo nos capacita para serviços especiais. E essa capacitação não se restringe ou limita ao Pentecostes descrito em Atos dos Apóstolos, pois temos muitos exemplos no Antigo Testamento, de homens cheios do Espírito Santo, sendo empoderados para uma obra. Temos o exemplo de Josué, um homem que tinha o Espírito (Nm:27;18) e Davi, que ao ser ungido rei, o Espírito se apoderou dele (1Sm:16;13).
Deus sempre irá nos capacitar para a obra que ele tem nos chamado. Quando falamos sobre a obra do Espírito Santo, que nos concede poder, ela tem o seu ápice de cumprimento na vida de Jesus, na sua unção e capacitação como Messias no ato do seu batismo (Lc:3;22). Receber o Espírito Santo nos empodera, e isso pode nos levar para o deserto, um lugar de desenvolvimento e crescimento
Jesus estava cheio de poder vindo do Espírito e retornou a Galileia, o poder do Espírito Santo era visto na sua vida em virtude dos milagres e a palavra que ele proclamava trazia cura as pessoas. – Lc 4.14
Um viés do propósito eterno de Deus é ter uma família com inúmeros filhos semelhantes a Jesus (Rm:8;29). Você já parou para pensar, que Deus confiou todas as coisas às mãos de Jesus? E o que tornou Jesus um homem e filho responsável com todas as demandas do Pai confiadas a ele? Sem sombra de dúvidas a unção do Espírito Santo, que foi derramada sobre ele sem medida, permaneceu sobre ele.
Isso pode acontecer comigo e com você! João afirma que “Vi o Espírito descer do céu como pomba e permanecer sobre ele”. (Jo:1;32). Ser cheio do Espírito Santo nos leva a caminhar em poder, para sempre fazermos o bem, pois “Jesus andou por toda parte, fazendo o bem – At:10;38). Se nos tornamos filhos de Deus, à imagem de Jesus, precisamos ter ações como as de Jesus, manifestando poder de Deus por meio dos sinais e milagres, pregando o evangelho de maneira eficaz, promovendo manifestações do Espírito Santo por meio dos dons espirituais, e vencendo toda e qualquer oposição espiritual que se levante contra a igreja de Jesus.
O Poder que Purifica
Uma das principais funções do Espírito, é nos purificar dos nossos pecados. Ele nos santifica e nos torna mais santos na conduta prática da vida, rompendo com os padrões do pecado que vivíamos antes. Paulo nos traz uma ótima explanação sobre o viver em santidade (Ef:4;28). Nela, somos convidados a avançar na caminhada que se inicia com a conversão, sendo conduzidos a uma vida que produza o fruto do Espírito Santo “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gl:522-23), essas qualidades refletem o caráter do cristão.
A santidade e purificação nunca viram por meio do desejo humano ou esforço pessoal como algo fruto do seu merecimento, ela vem pelo Senhor e pelo poder do Espírito Santo, somente por ELE podemos morrer para o pecado e crescermos em santidade. Rm:8;13-14 – Porque se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as práticas do corpo que vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
O Poder da Revelação
O dicionário Aurélio nos traz o significado para revelação como o ato ou efeito de revelar-se, um ato pelo qual Deus faz saber aos homens os seus mistérios, sua vontade. O Espírito Santo tornou sua presença evidente em manifestações visíveis, como no ato do batismo de Jesus (Jo:1;32) e em Pentecostes (At:2;2-3). Jesus disse que o Espírito em nós seria tão evidente como um rio de águas vivas (Jo:7;38). A presença do Espírito em nós fara com que outros vejam, percebam, e testifiquem de alguma maneira esse feito, pois o Espírito não esconde a sua obra.
Ele nos dá segurança e nos ilumina na jornada da vida. Cremos que permanecemos em Deus depois da nossa salvação, pelo fato Dele ter nos dado seu Espírito, temos a testificação não somente da filiação, mas também da permanência na sua família. O Espírito trabalha para nos dar segurança, e nos tirar da subjetividade emocional. A obra do Espírito nos ilumina para entendermos tudo o que Deus tem nos dado de forma gratuita, por isso, o homem que não tem o Espírito, não recebe e nem entende as coisas vindas do Espírito, pois homens espirituais discernem todas as coisas” (1Co:2;14-15 ).
O Espírito Santo glorifica a Jesus, mas também chama a nossa atenção para a sua obra, trazendo evidências e manifestações do seu poder. Ele trará claramente a nós, a percepção da presença de Deus no nosso dia-a-dia. As revelações do Espírito Santo, percebidas por crentes ou incrédulos, sempre encorajaram as pessoas a crer que Deus está perto e trabalhando para cumprir a sua vontade. Permita ser alguém, que revele o Espírito Santo ao mundo.
O Poder Unificador
Pentecostes sem sombra de dúvidas, fez nascer uma nova era sobre a igreja caracterizada pela unidade (At:2;44-47). Paulo sempre abençoava a igreja de Corinto com uma benção, que apontava para a comunhão unificadora do Espírito Santo (2Co:13;13). A comunhão do Espírito Santo, é o que produzirá amor em nosso coração, e o seu amor une perfeitamente todas as coisas. Revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição (Cl:3-14).
“A operação do Espírito Santo em uma igreja manifestará a presença de Deus, e isso trará uma bela harmonia na vida da comunidade com atitudes e gestos de amor transbordante uns para com os outros.”
Que o Espírito nos ajude nesse tempo, que ele nos conceda poder, purificação, revelação e unidade.